Maria Granel

Esta é uma novidade fresquinha do bairro! Li por aí que tinha aberto esta mercearia e adorei o conceito: há uma variedade infinita de produtos – cogumelos secos, café em grão, granola, frutos secos, spirulina, farinhas de tudo, and then some – e a pessoa escolhe a quantidade que quer levar. Se quer levar 5 gramas, é 5 gramas que leva. Detesto a tirania dos produtos pré-embalados com a quantidade que nos querem impingir. Às vezes precisamos de uns pozinhos de qualquer coisa para fazer aquela receita espectacular das últimas páginas da iHola!, e somos obrigados a ficar com um saco cheio – menos os tais pozinhos – que fica a ganhar ranço na despensa até eventualmente ir para o lixo (às vezes com gorgulho envolvido à mistura).

A ideia de vender a granel é óptima porque ajuda a combater o desperdício e permite-nos – porque o orçamento não é infinito – levar poucochinho de muita coisa, em vez de muito de pouca coisa.

Na última sexta-feira – tinha a Maria Granel aberto há 4 dias – fui lá espreitar e fiquei maravilhada.

thumb_DSC_0097_1024

thumb_DSC_0100_1024

A loja está linda e os produtos são quase todos biológicos (há umas 4 ou 5 excepções). Podemos levar as nossas embalagens ou usar as que há na loja ao nosso dispor.

Há pequenas balanças espalhadas para que possamos ir controlando as quantidades daquilo que levamos, e os produtos estão em caixas com pás para nos servirmos ou em dispensadores (tipo aqueles de cereais de pequeno-almoço de hotel) para irmos doseando à nossa vontade. Não era difícil, com este conceito totalmente “à vontade do freguês”, que a loja ficasse cheia de farinhas, sementes e bagos de arroz por todos os lados. Mas também pensaram nisso: volta e meia pegam num mini aspirador e vão limpando as bancadas. Impecável!

thumb_DSC_0094_1024         thumb_DSC_0089_1024

Falei com a Cristiana, que estava ao balcão, que me disse que num futuro próximo iam fazer workshops sobre alimentação saudável – vou ficar atenta!

Fica na Rua José Duro, n.º 22 B (numa das perpendiculares à Av. da Igreja), está aberta de Segunda a Sexta, das 9h30 às 19h00 e Sábado das 9h às 17h00 (fecha aos Domingos).

Por pouco mais de 3€, saí de lá com bulgur (que nunca consigo encontrar em supermercados), farinha de arroz, paprika doce, paprika forte e amendoins crocantes. Tudo à minha medida.

thumb_DSC_0102_1024

Agora fico à espera que tenham Matcha – que é o mesmo que dizer chá verde em pó – que só encontro à venda em lojas gourmet a preços proibitivos e em quantidades que não preciso.

Adorei!

 

Anúncios

3 thoughts on “Maria Granel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s